terça-feira, 8 de junho de 2021

Uma carta para mim próprio em 2019 ou como os Jogos de Tabuleiro me marcaram


Mais fotografias em: Micael Sousa (@micaelssousa) • fotos e vídeos do Instagram

Olá Nuno, 

Daqui é o Nuno de 2021. Chegaste a casa com o teu (meu) filho e ele aprendeu a jogar Magic por acaso em casa de um amigo. Tu já viste este jogo e tens um baralho algures num armário. 

Sim, o armário que tem o Party Co, o Monopólio, o Xadrez, o Uno, o Scrabble. 

São jogos que tens parados não é? São sempre a mesma coisa (ok menos o Xadrez). 

E se eu te disser que desde que jogaste Catan em 2001, muito mudou?

Posso dizer-te que somos a mesma pessoa mas ao mesmo tempo somos diferentes. 

Na tua vida frenética, estás a tentar encontrar um hobby que te acalme mas desafie ao teu ritmo. 

Estás à procura de algo que possas ter em comum com o teu filho. Estás à procura de uma distração construtiva. 

Bem-vindo ao mundo dos Jogos de Tabuleiro. Nos próximos dois anos vais viver uma grande aventura, desculpa, muitas aventuras. Deixa-me ajudar-te

Vais começar com jogos mais simples, rápidos, tu adoras jogos de cartas. Além do Magic (que não é assim tão simples) vais começar na construção de decks: Star Realms, Dominion. 

Vais gostar de alguns “Push your Luck” também jogos pequenos como o Port Royal ou o Oh My Goods. Vais aperceber-te que as cartas podem ter muitas funções, e vais gostar disso. 

Vais conhecer os dados como nunca conheceste, em que ser o maior resultado não significa ser melhor: Castles of Burgundy, Grand Austria Hotel, La Granja e o controverso Marco Polo.

Vais começar a decidir como alocar recursos com a beleza do Everdell, a dureza de um Agrícola, ou a simplicidade de um Walnut Grove

E tu, que adoravas o Civilization no teu computador, vais apreciar o Nations, e vais demorar muito tempo a jogar o Through the Ages. Vale a pena.

Vais saber que nem sempre há um vencedor e um perdedor. Há jogos cooperativos: O Hanabi, o Magic Maze, A tripulação ou o Marvel Card Game. Todos podem perder, mas a sensação de ganhar como um todo é fenomenal. 

Há artes magistrais, que te transportam para o tabuleiro, como o já mencionado Everdell ou o Ruins of Arnak, ou mesmo o Marco Polo. 

Vais ficar parado a decidir o que fazer num Ora et Labora. Só tem 41 edifícios mas tem tanto para decidir. 

Vais rir-te a juntar fações como os Zombies e os Piratas no Smashup, ou vais adormecer a ler as regras do Terra Mystica. 

Vais aprender regras num dia que não achavas que fosses conseguir. Vais falar de forma próxima com desconhecidos, vais ganhar e vais perder por poucos. Vais mostrar novos mundos ao teu filho, vais ficar a olhar para ele a raciocinar em voz alta. 

Eu sei que ao dizer estes nomes, podes não sentir nada por agora, mas vais sentir. Desculpa-me.

Vais ver vídeos de outras pessoas que partilham a paixão por este mundo e que, de forma altruísta, o fazem muito bem. Vais fazê-lo depois de dias difíceis e vão ajudar-te a “desligar”.

Vais ter respostas dos autores dos jogos às tuas dúvidas, vais falar com pessoas do outro lado do mundo. 

Vais arrumar os componentes ordenadamente, tu que és um desarrumado. 

Vais ficar a olhar para as caixas, vais chegar às lojas ou Associações e olhar para os armários como olhas para os teus amados livros.

Aproveita a viagem. Cada momento. Cá estarei para te receber, não no fim mas em mais uma etapa.


autor: Nuno Seleiro

1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...