terça-feira, 24 de março de 2020

Viceroy: versão alternativa para jogar a solo

Há jogos de tabuleiro que têm versões para poder jogar em modo solitário, a solo como costumamos dizer. Mas algumas das versões a solo são muito fracas, em nada representando a dinâmica e sensações de jogo com múltiplos jogadores. Obviamente que não é fácil simular o comportamento dos jogadores, até porque o que mais se valoriza nos jogos analógicos é a interação com outros jogadores, especialmente nas reações humanas e até incertezas que daí resultam. Alguns jogos tentam simular isso com os baralhos de cartas chamados autómata e afins, mas, no fundo, nunca é a mesma coisa. São opções razoáveis quando não temos adversários, algo que ocorre nestes dias de pandemia global por causa do COVID-19. 

Um dos jogos que tentei jogar na versão solo e que me desagradou, por ser demasiado aleatório, numa forma que supostamente tenta replicar a sensação global do jogo com múltiplos jogadores foi o Viceroy. Sendo um jogo de construção de um puzzle com a hierarquia de cartas pareceu-me ser um bom caso de jogo para jogar de modo solitário, pois temos de tentar fazer o melhor possível com as cartas que temos, sendo diferente todos os jogos. Mas a versão solitária torna os leilões demasiado aleatórios, uma verdadeira lotaria que não me agrada ver num jogo de tabuleiro moderno. Por isso decidi criar uma versão alternativa sem essa aleatoriedade. Aqui fica a explicação de como se joga.
No jogo vamos somente usar 4 gemas de cada cor. Todas as outras são removidas do jogo. O jogador recebe na mesma 2 de cada no início da partida e descarta depois 2 dessas 8 à sua escolha. 
Usam-se as cartas de cor na fila de leilões, mas agora o jogador paga diretamente a cor associada à carta de personagem. 


Na segunda ronda as cartas que não foram compradas passam para a linha de cima, e de modo aleatório, sorteia-se uma gema de cada cor para colocar nas colunas com duas cartas. 


Assim, o jogador, a partir da segunda ronda terá sempre a opção de poder comprar uma carta por uma ficha ou 3 conjuntos de duas cartas por duas fichas de cores variadas. Habitualmente, uma das gemas vai ficar de fora dos custos adicionais, à exceção de quando, na ronda anterior, o jogador optou por não comprar carta de personagem. Por isso, pode também, como na versão original decidir não comprar cartas e recolher assim pelo menos 3 gemas de cor à escolha. 


Quando as cartas passam da linha de baixo para a linha de cima, caso ainda existirem cartas na linha superior, as de baixo substituem naturalmente as de cima. 


Com esta alternativa deixa de haver uma aleatoriedade que possa prejudicar o jogador sem qualquer justificação. Com apenas uma reserva de 4 gemas de cada cor há a necessidade de fazer uma gestão mais apertada das gemas. Assim fica o jogador tem mais controlo sobre o jogo e pode assim delinear com mais certeza estratégias e explorar múltiplas combinações, que, pela imprevisibilidade do modo como as cartas vão surgindo e os custos das cartas, têm garantia de replicabilidade.

1 comentário:

  1. Los Illuminati son una sociedad secreta que se esfuerza por promover valores morales espirituales y interesados ​​en la inflexión. Fue fundada bajo principios de amor, justicia, unidad, paz y alivio. Los Illuminati reúnen a personas de buena voluntad, independientemente de sus diferencias y antecedentes, y se aseguran de que estos buenos hombres mejoren en la sociedad. ¿Deseas ser miembro de los Illuminati y hacerte rico, famoso, poderoso y sobresalir en la vida? Si usted estaría dando $ 19,00,000 como primer beneficio. Por favor contácteme ahora o agrégueme whatsapp +2347057052206 Correo electrónico williamsilluminati230@gmail.com

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...