quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Pelo património e pelas lojas de jogos de Vincennes na zona de Paris

Vincennes é uma cidade de França, na contiguidade de Paris, tanto que praticamente não se distingue desta. O metro, na linha 1 (linha amarela) que atravessa o Louvre chega lá. Por isso dá para ter uma noção da sua centralidade. Vincennes é conhecida pelo seu bosque e jardim, onde existe um Zoo, mas mais famoso é o seu castelo – um verdadeiro conjunto militar de várias épocas históricas. Nele viveram muitos dos reis de frança, especialmente no período medieval. O castelo ainda conserva, dessa época medieval, o núcleo central fortificado e a catedral, embora as muralhas exteriores sejam já da época moderna, já mais adaptadas para resistir a canhões e à guerra da pólvora. Trata-se de um complexo militar que vale a pena visitar. 


Mesmo junto ao castelo, que fica nas imediações da estação de metro e autocarro, desenvolve-se a cidade propriamente dita, com um comércio de rua variado e de elevada qualidade. Vale a pena passear nessas ruas só por isso também, para se constatar como é possível evitar shoppings e manter lojas conjugadas com uma vida urbana de qualidade. Tanto é que existem duas lojas de jogos de tabuleiro que merecem visita, justificando a criação de mais um percurso de passeio pelo património e jogos de tabuleiro em Paris, para além do já aqui partilhado para a zona central de Paris, na zona do Quartier Latin


Saindo pela porta principal da fortaleza seguimos pela Avenue du Château e depois viramos à direita na Rue Lejemptel. Aí vamos encontrar a Au Bois Rieur, que vende jogos de tabuleiro modernos, jogos de madeira e miniaturas. A oferta de jogos não é enorme, mas tem algumas mesas e uma ludoteca que podem usar para jogar. 


Voltando à Avenue du Château, deixando sempre a vista de perspetiva do castelo para trás, vão acabar por chegar à Rue de Fontenay, depois de cruzarem mais duas ruas transversais. Ao atravessarem esta zona urbana vão ter a certeza de que estão França. O aspeto das lojas, dos arranjos urbanos, dos edifícios e o comportamento das pessoas que circulam não enganam, geram um contexto único. 


Chegados à Rue de Fontenay devem virar à direita e vão encontrar a Ludifolie. Para mim esta é a melhor loja da grande Paris. Tem uma enorme variedade de jogos com os títulos mais recentes, os melhores preços e até uma secção de oportunidades que onde podem encontrar jogo a custar menos de metade do preço normal. Têm por lá jogos de todos os tipos, desde os mais familiares aos mais complexos e pesados. Têm jogos de tabuleiro para crianças, jogos em madeira e imensos party games de todos os tamanhos e feitios. Encontram os eurogames e tudo o que possam imaginar. Conseguem facilmente perder uma hora a ver toda a oferta - eu pelo menos não dispenso passar os olhos por todos os jogos expostos. 


Depois de desfrutarem da loja, mesmo que não comprem nada, caso seja do vosso agrado um programa destes, podem perder-se também pela envolvente urbana, sabendo que têm sempre muito perto a estação de metro, os autocarros e o RER A (o comboio, que funciona quase como um metro, naquela que é a linha mais movimentada da europa). Todos estes transportes estão integrados e podem usar os passes diários para os utilizar, voltar num instante ao centro de Paris ou a outro local qualquer na periferia. 


Apesar de eu comprar muitos jogos online, adoro visitar uma boa loja, deambular o olhar pelas caixas. o descoberto inúmeros tesouros assim, e ver um jogo presencialmente é sempre diferente. É quase como a sensação de jogar, pois sem experimentar diretamente nunca saberemos exatamente como é ou como vamos reagir ao jogo. Isto dos jogos tem tudo que ver com emoções. No fundo é como as viagens. 

Autor: Micael Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...