quinta-feira, 5 de julho de 2018

O primeiro eurogame foi americano - texto por Micael Sousa

O jogo Acquire tem oficialmente 56 anos. Foi criado em 1962 por Sid Sackson depois da empresa norte-americana 3M ter definido como estratégia de futuro: criar novos jogos de tabuleiro, pensados especialmente para adultos, inovando no design. O que é mais curioso desta pequena história é que o jogo teve um sucesso relativo nos EUA, mas foi imensamente influente na Alemanha, ao ponto de Sid Sackson ser uma pequena celebridade posteriormente fora do seu país, onde, sem saber, ajudou a criar um novo estilo de jogo. Esta é um dos vários relatos que Stewart Woods (2012) apresenta no seu livro, uma rara obra dedicada aos jogos de tabuleiro europeus de design moderno.

Acquire (Edição de 1968)

O mercado alemão, onde a cultura dos jogos estava imensamente presente, sendo uma das atividades familiares e culturais fortemente incentivadas socialmente, estava a necessitar de ser reinventado. No pós-2.ª Guerra Mundial o estilo de jogo que o Acquire trouxe, de competição indireta sem elementos confrontacionais demonstrou que era possível criar jogos para adultos, mas que podiam ser utilizados por grupos alargados, numa sociedade aberta a este tipo de atividades.

Segundo Stewart Woods (2012), Acquire pode bem ter sido o primeiro jogo de estilo alemão, posteriormente conhecido por eurogame, embora não tenha sido feito na Alemanha nem por alemães. Se analisarmos as suas características (domínio das mecânicas sobre o tem; tem de jogo relativamente curto; regras simplificadas comparativamente com os jogos de guerra; ausências de eliminação de jogadores; e tentativa de mitigar o fator sorte através da possibilidade de tomada de decisões). A sua influência, depois da divulgação na europa a partir de 1966, foi enorme no desenvolvimento posterior da indústria de jogos de tabuleiro na Alemanha, transformando-se num exemplo que iria inspirar uma sociedade desejosa de dar continuidade aos seus hábitos de jogo como expressão cultural. A tendência seguiu pela aposta na criatividade, privilegiando novos designs e ideias, tal como uma inerente necessidade de superar os traumas de guerra evitados. Ainda hoje podemos adquirir o jogo Acquire pois foi recentemente reeditado e encontra-se disponível em algumas lojas.

Esta origem dos eurogames é muito curiosa, especialmente pela tendência para separar por duas categorias: os jogos pela sua influência norte-americana e europeia.  Embora isso hoje tenha cada vez menos relação territorial, pois ambos tipos são apreciados em diferentes regiões, ainda existe uma certa tendência para se apreciar mais cada género no seu território de desenvolvimento.

Existem várias razões para os eurogames ou jogos de etilo alemão terem surgido na Alemanha, por razões culturais e de mercado. Falaremos posteriormente disso num próximo texto.

Referências bibliográficas:
Woods, Stewart (2012). Eurogames: the design, culture and play of modern European board games. London:  McFarland & Company, Inc. , Publishers.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...