sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Qual a origem dos Meeples? - Por Micael Sousa

Na comunidade de boardgamers usamos o termo Meeple quase sempre sem questionar as suas origens. Mesmo os novatos, apesar de alguma estranheza inicial, rapidamente adotam a palavra. Esta peculiaridade exige alguma origem, mais ou menos curiosa, para a palavra, uma vez que apenas se usa no contexto dos jogos de tabuleiro mais recentes. Essas pequenas peças de formato estilizado humano, que começaram por ser de madeira e a seguir o mesmo formato, mudaram com os anos. Hoje encontramos Meeples de todos os tipos, tamanhos, formas e materiais.

Fonte da imagem: http://www.polyhedroncollider.com/2012/04/shiny-happy-meeple-carcassonne-review.html

Para tentar descobrir as origens da palavra Meeple optei por fazer uma pesquisa online. Nas primeiras referências surgem algumas descrições materiais. A título de exemplo, um Meeple é uma pequena peça de madeira representando um jogador num jogo de tabuleiro moderno. Com o tempo passaram a ser assumidos como símbolos dos jogos de tabuleiro modernos (1). De notar que este site (1) caracteriza os jogos como sendo “modernos”, quando as outras fontes citadas posteriormente não optam por essa designação, especialmente o Oxford English Dictionary (3).

Depois a pesquisa produz outras informações relacionadas com as primeiras explicações para a origem da palavra, onde lemos que o termo remonta a 2000, quando Alison Hansel, durante um jogo de Carcassonne, conjugou os termos “My” e “People”, criando o neologismo “Meeple”. Em português quer dizer qualquer coisa como “A minha gente”, “As minhas pessoas”, etc. Carcassonne terá sido o primeiro jogo a utilizar as peças posteriormente conhecidas por meeples (2), tendo o jogo sido lançado no ano de 2000.

Mas se pensavam que as fontes recolhidas remetiam apenas para conteúdos do tipo “wiki” ou sítios da internet informais, que são conotados como falta de rigor informativo e científico, enganem-se. O Oxford English Dictionary tem uma entrada para a palavra meeple, onde podemos ler que se trata de um substantivo, que representa uma pequena figura de jogo de certos jogos de tabuleiro, caraterizando-se por uma forma humana estilizada. Quanto à origem do termo o dicionário não é perentório como as anteriores. Diz apenas que foi uma palavra surgida no início do século XXI, através da conjugação fonética derivada do termo “people” (pessoas) e que terá surgido no contexto do jogo Carcassonne (3).

Escavando um pouco mais na Internet descobri uma publicação na rede social Google+ que aprofunda a história da origem dos meeples. Nessa rede social, Gray Mattew, refere que estava com Alison Hansel em 2000 na convenção de Essen, na Alemanha, quando ela criou a nova palavra, contraindo os dois termos originais “My + People”. Mattew refere que a associação foi imediata assim que Alison viu o jogo Carcassonne, mas alerta que pensou na altura que pudesse ser uma remanescência associativa à palavra alemã “Poppel”, uma vez que Alison teria vivido na Alemanha até há pouco tempo naquela data. Mattew admite também que o uso da palavra possa ter sido anterior, mas que nessa altura foi a primeira vez que a ouviu. Como Alison Hansel participou posteriormente nas dinâmicas de vários grupos de entusiastas da crescente comunidade jogos de tabuleiro nos EUA, especialmente em Boston, tudo indica que o termo se tenha rapidamente disseminado, especialmente para caracterizar os jogos de origem alemã que usavam aquele tipo de peças e que chegavam ao mercado internacional em força.

Podemos constatar que subsistem algumas dúvidas. Será que Alison Hansel foi mesmo a primeira pessoa a usar o termo Meeple? Será que Carcassonne foi mesmo o primeiro jogo a ter aquele tipo de peças, uma vez que a produção de jogos alemães que nunca saíram do seu nicho é muito considerável? Seja como for fica aqui uma possível explicação para a origem da palavra. Certo é que os Meeples se assumiram como os ícones dos jogos de tabuleiro contemporâneos um pouco por todo o mundo. Ou será que devemos dizer jogos de tabuleiro modernos? Fica esse debate para um futuro texto aqui no blogue.

Referências bibliográficas:
(1) What is a meeple?. Happy Meeple, http://www.happymeeple.com/en/media/what-is-a-meeple/
(2) Meeple, Wikitionary, https://en.wiktionary.org/wiki/meeple
(3) Meeple, Oxford English Dictionaries, https://en.oxforddictionaries.com/definition/meeple
(4) Gray Mattew (2015), “I Was there when Alison Hansel coined the word “meeple” and now it’s in the OED", https://plus.google.com/+MatthewGray/posts/ZLEyjQTvTFW

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...