segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Hanabi - Análise por Edgar Bernardo


Com o ano novo à porta os foguetes e a pirotecnia não faltarão. Também no Hanabi, dizem-nos, o objetivo é precisamente preparar um fogo de artifício, mas na verdade não existe qualquer ligação entre o que nos dizem que estamos a fazer e a mecânica do jogo.

Mais um que podia ser sobre o eclipe lunar, ou couves-lombarda, que o resultado final seria o mesmo. Este jogo é um puzzle cooperativo com a nuance de que não sabemos que cartas temos na nossa posse, apenas a dos restantes jogadores. "Nada de especial!, dirão.

Na verdade acresce a isso o facto de apenas podermos fazer 3 opções na nossa vez de jogar: descartar uma carta, colocar uma em "jogo", ou dar uma dica. A dica é a melhor parte, no meu entender, porque apenas podemos fazer menção às cores ou aos números que um outro jogador tenha.

De forma geral obriga-nos a uma ginástica dedutiva com os nossos colegas que farão o possível para não violar as regras, o que é muito difícil se a ideia é tomar o jogo com descontração e diversão. Para mim esse é o ponto-chave deste jogo, a descontração face às regras.

Fazer chegar à mesa 5 naipes de 5 cores do número 1 ao 5, é em si uma tarefa difícil, sobretudo de jogarmos com as regras avançadas, e como tal, encarar o jogo de forma pura e fria torna o jogo demasiado sério, enfadonho e dá azo aos jogadores "alfa" para tomar as suas rédeas.

Nessa altura mais vale tirar o telemóvel do bolso e jogar solitário enquanto se joga Hanabi... O jogo tem aspectos de excelência no âmbito de jogo familiar e puzzle, mas quando encarado com demasiada rigidez e seriedade torna-se apenas mais um do género.

Hanabi merece ser jogado com família, amigos e vizinhos na sua versão "extra", com cartas maiores, apoios para as cartas, entre outros extras. Faz parte da minha coleção e continuará por muito tempo. Recomendo como introdução a novos jogadores e para jogadores que amem o género cooperativo!


Jogo: Hanabi
Ano: 2010
Avaliador: Edgar Bernardo
Tipo: Puzzel Cooperativo
Tema: Fogo de Artifício
Preparação: 3 minutos
Duração: 25 minutos
Nº de Jogadores: 2 - 5
Nº Ideal de jogadores: 4
Dimensão: Pequena
Preço médio: 25€
Idade: 8+

Qualidade dos Componentes: 7
Dimensão dos Componentes: 9
Instruções/Regras: 8
Aleatoriedade: 8
Replicabilidade: 8
Pertinência do Tema: 1
Coerência do Tema: 1
Ordem: 10
Mecânicas: 8
Grafismo/Iconografia: 8
Interesse/Diversão: 8
Interação: 9
Tempo de Espera: 7
Opções/turno: 7
Área de jogo: 8
Dependência de Texto: 10
Curva de Aprendizagem: 9

Pontuação: 7,76


Para famílias, género colaborativo e iniciação
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...