sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Dead of Winter: A Crossroads Game - Análise por Edgar Bernardo

 
As noites são longas e frias. Os dias curtos e igualmente aterradores. O mundo é dominado por zombies sedentos de carne fresca e... viva!

A nossa comunidade é pequena e as condições de sobrevivência são difíceis. Há que sobreviver custe o que custar. Mas o maior perigo pode nem ser o que espreita lá fora... no meio de nós pode alguém ter outros planos... planos que não nos incluem!

Neste jogo cooperativo temos de trabalhar em equipa para atingir um objetivo, responder a uma crise específica durante um período determinado. Temos de sair da colónia e procurar armas, equipamentos, comida, remédios e tudo o que possamos necessitar.

A dificuldade é elevada para o grupo, e ainda para complicar mais as coisas, mesmo que o grupo sobreviva isso não significa que o jogo seja vencido. Temos que sobreviver e atingir os nossos objetivos secretos.

Dados são lançados para determinar as ações possíveis que os personagens que controlamos podem fazer. E sempre que saímos da colónia ou atacamos zombies existe o sério risco de ferimento, contágio ou mesmo morte!

A morte ou o incumprimento de uma crise representa uma descida na moral da colónia que quando atinge o zero a depressão instala-se e todos perdem a vontade e as forças para continuar!

A mecânica mais interessante do jogo são as "crossroads", eventos secretos que podem ou não ser ativados se alguém cumprir determinados requisitos na sua ação. Mas o que mais me apraz neste jogo é a imersão temática que nos transporta para o caos e a sobrevivência de um tal cenário apocalíptico.
O jogo peca por ser apenas verdadeiramente interessante a 5 jogadores. Aliás é pena que não permita um maior número de jogadores, mesmo que para tal se tivesse de simplificar ou encurtar a duração de cada jogada.

Eu aprecio este jogo imenso. Captou-me a atenção pela qualidade e grafismo dos seus componentes. Infelizmente o tema não agrada a todos, mas merece ser jogado por todos pelo menos uma vez!

Recomendo vivamente!
 
 
Jogo: Dead of Winter: A Crossroads Game
Ano: 2014
Avaliador: Edgar Bernardo
Tipo: Cooperativo
Tema: Apocalipse Zombie
Preparação: 15 minutos
Duração: 210 minutos
Nº de Jogadores: 2 - 5
Nº Ideal de jogadores: 5
Dimensão: Grande
Preço médio: 50€
Idade: 14+

Qualidade dos Componentes: 9
Dimensão dos Componentes: 7
Instruções/Regras: 6
Aleatoriedade: 7
Replicabilidade: 8
Pertinência do Tema: 8
Coerência do Tema: 8
Ordem: 10
Mecânicas: 10
Grafismo/Iconografia: 10
Interesse/Diversão: 10
Interação: 7
Tempo de Espera: 6
Opções/turno: 7
Área de jogo: 6
Dependência de Texto: 4
Curva de Aprendizagem: 8

Pontuação: 7,94
Para maiores de 16
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...